Como instrutor no Senac do segmento da saúde, tenho vivenciado de perto um momento de grande transformação impulsionado pelos investimentos e iniciativas do Departamento Nacional.
No meu cotidiano pedagógico, percebo diversas áreas com potencial para inovação. Um desafio constante é encontrar formas cada vez mais eficazes e engajadoras de transmitir conhecimentos complexos e desenvolver habilidades práticas essenciais para futuros profissionais da saúde. Observo que, por vezes, os processos de avaliação podem se beneficiar de abordagens mais dinâmicas e que reflitam de maneira mais fidedigna os desafios do ambiente de trabalho. Além disso, a colaboração entre diferentes áreas e instrutores pode ser ainda mais explorada para enriquecer a experiência de aprendizagem dos nossos alunos.
É nesse contexto que o Programa Nacional de Fomento e Inovação para a área de Saúde, integrado ao Plano Nacional de Tecnologias Educacionais do DN, tem se mostrado um divisor de águas. As etapas já concretizadas, como a implantação e modernização de laboratórios de saúde com tecnologia de simulação realística, a distribuição de licenças de software de simulação virtual e, principalmente, os treinamentos especializados em Simulação como Método de Aprendizagem, liderados pela Dr.ª Ariadne Fonseca, têm aberto um leque de possibilidades inovadoras para a nossa prática pedagógica.
A modernização dos laboratórios, com seus manequins de alta fidelidade e equipamentos auxiliares, nos permite criar cenários práticos imersivos e seguros para o desenvolvimento de competências. A disponibilidade de softwares de simulação virtual expande ainda mais as oportunidades de aprendizado, permitindo que os alunos pratiquem em diferentes contextos e ritmos.
Um dos aspectos mais valiosos desse processo tem sido a abrangência das capacitações, envolvendo todos os Departamentos Regionais do Senac. Essa integração nacional não apenas garante a disseminação de conhecimentos e técnicas inovadoras, mas também fomenta um networking rico e a troca de boas práticas entre instrutores de todo o país. Essa colaboração inter regional é fundamental para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho em saúde.
Gostaria de compartilhar uma experiência prática recente que ilustra o potencial dessas iniciativas. Durante a capacitação em Simulação como Método de Aprendizagem, fui inspirado a aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação de aprendizagem no curso de qualificação profissional de Atendente de Farmácia. Desenvolvi um cenário de simulação para avaliar um indicador relacionado a primeiros socorros. Através dessa abordagem prática, os alunos puderam vivenciar uma situação de emergência simulada, aplicar seus conhecimentos teóricos e demonstrar suas habilidades de tomada de decisão e atuação sob pressão. A experiência foi extremamente enriquecedora, proporcionando um feedback imediato sobre seu desempenho e identificando áreas que necessitam de maior atenção.
Acredito que os investimentos do DN estão pavimentando o caminho para a criação de uma robusta rede de centros e profissionais especializados em simulação realística no Senac. Essa rede, por sua vez, impulsionará o desenvolvimento colaborativo de novas estratégias pedagógicas, promoverá debates aprofundados sobre as melhores práticas em ensino na saúde e gerará recursos estratégicos essenciais para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para os desafios do setor.
Atenciosamente,
Rafael Dourado – Farmacêutico e instrutor do DR-BA
No meu cotidiano pedagógico, percebo diversas áreas com potencial para inovação. Um desafio constante é encontrar formas cada vez mais eficazes e engajadoras de transmitir conhecimentos complexos e desenvolver habilidades práticas essenciais para futuros profissionais da saúde. Observo que, por vezes, os processos de avaliação podem se beneficiar de abordagens mais dinâmicas e que reflitam de maneira mais fidedigna os desafios do ambiente de trabalho. Além disso, a colaboração entre diferentes áreas e instrutores pode ser ainda mais explorada para enriquecer a experiência de aprendizagem dos nossos alunos.
É nesse contexto que o Programa Nacional de Fomento e Inovação para a área de Saúde, integrado ao Plano Nacional de Tecnologias Educacionais do DN, tem se mostrado um divisor de águas. As etapas já concretizadas, como a implantação e modernização de laboratórios de saúde com tecnologia de simulação realística, a distribuição de licenças de software de simulação virtual e, principalmente, os treinamentos especializados em Simulação como Método de Aprendizagem, liderados pela Dr.ª Ariadne Fonseca, têm aberto um leque de possibilidades inovadoras para a nossa prática pedagógica.
A modernização dos laboratórios, com seus manequins de alta fidelidade e equipamentos auxiliares, nos permite criar cenários práticos imersivos e seguros para o desenvolvimento de competências. A disponibilidade de softwares de simulação virtual expande ainda mais as oportunidades de aprendizado, permitindo que os alunos pratiquem em diferentes contextos e ritmos.
Um dos aspectos mais valiosos desse processo tem sido a abrangência das capacitações, envolvendo todos os Departamentos Regionais do Senac. Essa integração nacional não apenas garante a disseminação de conhecimentos e técnicas inovadoras, mas também fomenta um networking rico e a troca de boas práticas entre instrutores de todo o país. Essa colaboração inter regional é fundamental para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho em saúde.
Gostaria de compartilhar uma experiência prática recente que ilustra o potencial dessas iniciativas. Durante a capacitação em Simulação como Método de Aprendizagem, fui inspirado a aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação de aprendizagem no curso de qualificação profissional de Atendente de Farmácia. Desenvolvi um cenário de simulação para avaliar um indicador relacionado a primeiros socorros. Através dessa abordagem prática, os alunos puderam vivenciar uma situação de emergência simulada, aplicar seus conhecimentos teóricos e demonstrar suas habilidades de tomada de decisão e atuação sob pressão. A experiência foi extremamente enriquecedora, proporcionando um feedback imediato sobre seu desempenho e identificando áreas que necessitam de maior atenção.
Acredito que os investimentos do DN estão pavimentando o caminho para a criação de uma robusta rede de centros e profissionais especializados em simulação realística no Senac. Essa rede, por sua vez, impulsionará o desenvolvimento colaborativo de novas estratégias pedagógicas, promoverá debates aprofundados sobre as melhores práticas em ensino na saúde e gerará recursos estratégicos essenciais para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para os desafios do setor.
Atenciosamente,
Rafael Dourado – Farmacêutico e instrutor do DR-BA