No meu cotidiano como instrutor de Educação Profissional no Senac Paraná, enxergo inúmeros desafios e, ao mesmo tempo, grandes oportunidades de inovação que podem, e precisam, ser impulsionadas por abordagens criativas e colaborativas.
Um dos principais desafios que vivenciamos está relacionado à personalização do ensino, especialmente quando lidamos com turmas heterogêneas, compostas por alunos com diferentes níveis de conhecimento, ritmos de aprendizagem e realidades sociais. Nesse contexto, vejo como fundamental inovar nos processos pedagógicos para garantir uma educação mais inclusiva, efetiva e significativa.
Um exemplo prático de solução inovadora que implementamos recentemente é o projeto SeNova, nossa rede de Inteligência Artificial aplicada à educação profissional. A proposta nasceu justamente dessa necessidade de tornar o ensino mais dinâmico e personalizado, permitindo que os alunos criem seus próprios GPTs, adaptando-os às necessidades de cada Unidade Curricular. Isso tem transformado a maneira como desenvolvemos competências, habilidades e atitudes em nossos estudantes, além de fomentar a autonomia, um valor essencial para o protagonismo estudantil.
Além disso, vejo como oportunidade a ampliação do uso de metodologias ativas, como a gamificação e a aprendizagem baseada em projetos, que não apenas engajam os alunos, mas também estimulam a colaboração entre eles e o desenvolvimento de competências transversais, tão importantes para o mundo do trabalho.
Outro ponto que sempre me instiga é a possibilidade de melhorar os processos de colaboração entre as equipes pedagógicas e administrativas, por meio de ferramentas digitais que tornem a comunicação mais ágil e transparente, evitando retrabalhos e fortalecendo o alinhamento institucional.
Por fim, acredito que o maior aprendizado que tenho vivenciado é que inovar não significa, necessariamente, criar algo inédito, mas, muitas vezes, ressignificar processos e práticas existentes, dando-lhes um novo olhar, mais sensível, humano e alinhado com as transformações da sociedade.
Estou ansioso para conhecer as experiências dos colegas e, quem sabe, encontrar novas inspirações para continuar aprimorando nossa prática educativa!