A recepção dos alunos à abordagem mais personalizada, com acompanhamento próximo e incentivo ao feedback, tem sido bastante positiva. Muitos demonstram maior engajamento nas atividades e se sentem mais seguros para expressar dúvidas e dificuldades, o que contribui diretamente para o processo de aprendizagem.
Uma experiência que me chamou atenção foi a evolução de um grupo de alunos que, inicialmente, apresentava baixo rendimento e pouca participação. A partir do momento em que estabelecemos um canal de comunicação mais direto e contínuo, oferecendo retornos individualizados e valorizando suas contribuições, houve uma melhora significativa tanto no desempenho quanto na autoconfiança deles.
De modo geral, os resultados têm sido animadores: além do aumento da participação, temos observado uma maior autonomia dos estudantes e um clima mais colaborativo em sala. Essa experiência reforça a importância de mantermos práticas pedagógicas centradas no estudante e abertas ao diálogo constante.
Uma experiência que me chamou atenção foi a evolução de um grupo de alunos que, inicialmente, apresentava baixo rendimento e pouca participação. A partir do momento em que estabelecemos um canal de comunicação mais direto e contínuo, oferecendo retornos individualizados e valorizando suas contribuições, houve uma melhora significativa tanto no desempenho quanto na autoconfiança deles.
De modo geral, os resultados têm sido animadores: além do aumento da participação, temos observado uma maior autonomia dos estudantes e um clima mais colaborativo em sala. Essa experiência reforça a importância de mantermos práticas pedagógicas centradas no estudante e abertas ao diálogo constante.